UPTEC

News

Addvolt recebe investimento para internacionalizar

Published ago, in UPTEC. Comentar (0).

Addvolt recebe investimento para internacionalizar

A Addvolt, startup que criou uma tecnologia para produzir energia em camiões, atraiu investimento de três capitais de risco. Depois da 2bpartner em 2014, a Portugal Ventures, a Abacus alpha e a Momentum Holding decidiram investir na startup portuense com vista à internacionalização. Está ainda previsto para a breve a entrada da InnoEnergy.

A Addvolt, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu a tecnologia WeTruck que permite utilizar a energia produzida pelo camião para alimentar a unidade frigorífica. A energia gerada pela travagem ou desaceleração do camião é utilizada para o sistema de refrigeração em modo elétrico. A WeTruck reduz substancialmente as emissões de CO2, o consumo de combustível e a emissão de ruído.

“Há 4,8 milhões de camiões refrigerados a circular em todo o mundo, um número que deverá duplicar até 2025. Na Europa há cerca de 1,1 milhão de veículos deste género, onde o WeTruck pode fazer a diferença.”, referiu o CEO e cofundador da startup, Bruno Azevedo. Celso Guedes de Carvalho, CEO da Portugal Ventures, afirma que “o investimento na AddVolt foi motivado pela tecnologia diferenciadora e pelo elevado potencial de aplicação internacional, numa altura em que a redução do uso de combustíveis fósseis e a aposta numa utilização eficiente dos recursos energéticos são determinantes.”

Clara Gonçalves, diretora do UPTEC, acredita no valor da startup portuense que “é um exemplo de excelência de um projeto nascido na FEUP, com uma notável equipa de recursos humanos e com tecnologias altamente disruptivas testadas e validadas em mercados internacionais.”

Para a entrada nos mercados internacionais, a Addvolt recebeu investimento da Portugal Ventures, da Abacus alpha e da Momentum Holding.

Comentar

Subscription added.