UPTEC

Empresas

MASDIMA

Company Name

Website
www.masdima.com
Seguir
Email
Morada
Rua Alfredo Allen, 455/461 4200-135 Porto, Portugal

MASDIMA é uma empresa que tem como objetivo desenvolver software e serviços que permita às empresas controlar a sua operação e gerir de forma eficiente as irregularidades que possam afetar essa operação. Empresas do domínio do transporte aéreo, incluindo controlo de tráfego aéreo, caminhos-de-ferro, metropolitanos e autocarros, logística, entre outros, poderão beneficiar da tecnologia que pretendemos disponibilizar no mercado.

Considerando o protótipo desenvolvido durante a investigação, o primeiro produto a disponibilizar será na área do transporte aéreo. MASDIMA (Multi-Agent System for Disruption Management) é um sistema que tem como objetivo gerir a operação das companhias aéreas, monitorizando os voos e os eventos inesperados que os possam afetar e que provocam atrasos nos voos. Esses eventos podem afetar o avião, as tripulações e os passageiros. MASDIMA analisa o impacto nestas três dimensões, procurando a melhor solução integrada (que inclui a solução para as componentes avião, tripulação e passageiros) em função do tempo disponível para obter a solução.

MASDIMA é mais do que um algoritmo de resolução de problemas. É um sistema com um grande grau de automatização, autónomo, distribuído e com capacidade de decisão e aprendizagem, que substitui várias das funções existentes hoje em dia nos centros de controlo operacionais das companhias aéreas. Por essa razão, a poupança em custos para uma companhia aérea vai para além daqueles que se obtêm com a otimização das soluções, permitindo uma poupança efetiva na estrutura e funcionamento do centro de controlo operacional.

Uma prova de conceito em ambiente real vai ser realizada numa importante companhia aérea Portuguesa onde, para além do sucesso que contamos ter na sua implementação, esperamos, também, contar com essa companhia como cliente. Após a implementação nessa empresa iniciaremos uma fase de expansão que incluirá as companhias aéreas na Europa e, progressivamente, as companhias aéreas em outros continentes.

A utilização desta tecnologia em outros domínios de aplicação, também será considerada.

Subscrição adicionada.